Início » 2013 » Agosto » 24 » Na mão do palhaço
11:13 AM
Na mão do palhaço
Em 2010, o Instituto Alana encaminhou uma notificação à representante McDonald's no Brasil _ Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda. _  alertando-os sobre o teor abusivo das propagandas de McLanche Feliz então veiculadas nas mídias televisivas. A denúncia foi encaminhada ao PROCON no mesmo ano e, em 2011, a multa de R$ 3,192 milhões foi anunciada pelo órgão. O caso arrasta-se até hoje enquanto o juiz concede liminar suspendendo o pagamento por parte da empresa e o desembargador recusa recurso do PROCON. O curioso é que, lateralmente ao caso do McDonald's, o Instituto Alana também apresentou denúncia contra a marca de calçados Grendene sob a mesma alegação do caso anterior (publicidade abusiva), no entanto, o pedido de liminar da empresa não foi aceito.

Segundo a Arcos Dourados, desde 2006 a empresa não vincula à venda dos alimentos os brindes pelos quais a marca adquiriu tanto prestígio entre o público infantil. O abuso, porém, permanece em um segundo nível e, talvez, de uma forma mais requintada e absurda. Segundo nota do Instituto Alana, encaminhada à empresa do dia 15 de agosto de 2013, alguns shows do personagem símbolo da marca são realizados gratuitamente em escolas, creches e hospitais, particulares e públicos. 

Os shows são temáticos e integram uma proposta maior que tem por título "Um Universo de Ciência e Diversão". Em todos, a personagem principal é o palhaço, trajado a caráter e bem acompanhado do "M" arqueado que representa a empresa. O público alvo são as crianças e o ambiente lúdico e, ao mesmo tempo, disciplinar das escolas as conduz, pela autorização dos(as) professores(as) a interagirem e participarem do espetáculo. A agenda dos shows é disponibilizada no site da empresa em uma seção específica sem contato de SAC. Chama a atenção o fato de que os anúncios para os shows a serem realizados em escolas não mencionam o nome da instituição, sequer deixam claro se tratar de escolas, informam apenas apenas seu endereço. 

Em um dos casos citados pela notificação do Instituto Alana, o palhaço se apresenta no Colégio Unisul, em Santa Catarina, e a repórter da UnisulTV menciona que esta apresentação integra um projeto de nome "Ronald McDonald Nas Escolas", em vigor em todos os países onde há a presença da rede McDonald's. É possível visualizar no vídeo o logotipo da empresa nos instrumentos utilizados.

Ronald McDonald em apresentação no Colégio Unisul

Boa vontade ou vontade de ganhar uma boa grana? A questão é que, muito embora esta empresa tenha um público consumidor fiel e suas bases no mercado estejam fixadas a um nível mundial, a possibilidade de queda em qualquer um destes pontos existe, e, neste caso, a publicidade é imprescindível, e, como é sabido, aqui a marca, bem mais que a comida, é o produto a ser vendido. Além do mais, a publicidade em seu formato padrão não foi suficiente para evitar que a empresa permanecesse no vermelho e fechasse suas oito lojas instaladas na Bolívia em 2002.

Trailer do documentário "Por que quebró McDonald's?"



Vyctor Negreiros 
Categoria: Notícias | Visualizações: 1315 | Adicionado por : Negreiros | Tags: Alana, CADERNO POLIFONIAS, Mcdonald | Ranking: 5.0/1
Total de comentários: 0
Nome *:
Email *:
Código *: